Empresas ameaçam tirar ônibus da rua
A Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos quer aumentar a passagem de ônibus em 15,4% e ameaça retirar os veículos das ruas se não conseguir. Ela alega que o diesel foi reajustado em 80,9% nos últimos 12 meses e responde por 32% do custo total da operação.
A NTU afirma que existe o risco de faltar ônibus nos horários de maior procura, caso as empresas não sejam compensadas. O presidente da entidade, Francisco Christovam, alega que a maioria das empresas não têm fôlego financeiro para enfrentar esse reajuste sem repassar para a passagem.
“Nesse caso, os governos só têm duas opções para evitar a ruptura nos serviços de transporte: ou repassam os aumentos para as tarifas que remuneram os operadores, conforme os contratos vigentes em cada local, ou subsidiam esse reajuste.
Em Ilhéus, o prefeito Mário Alexandre ficou do lado das empresas, lembrando do aumento do combustível, ignorando as queixas dos usuários sobre a redução da frota, ônibus sem manutenção, baratas e sujeira nos veículos, pneus carecas e motores cansados.
Para o prefeito, o único problema do transporte é a falta de ônibus nos domingos. Marão assinou um acordo dando R$ 15 milhões para as empresas São Miguel e Viametro, além de compromisso de comprar vales transporte todo mês, isenção de todos os impostos e um aumento na tarifa ainda neste ano.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
