Vacina do sarampo tem baixa procura
A procura pelas vacinas contra a gripe e o sarampo levou a Prefeitura de Itabuna a promover um Dia D da vacinação neste sábado, dia 30. A ação acontece em todas as Unidades Básicas e de Saúde da Família, além do Centro de Saúde José Maria de Magalhães Neto, o antigo Sesp, das 8 às 16 horas.
No sábado, serão vacinados contra Influenza todos os grupos, de crianças de seis meses a 5 anos e puérperas, até pessoas acima de 60 anos, gestantes, doentes crônicos e deficientes. Já a tríplice viral, que protege contra o sarampo, rubéola e caxumba, será aplicada nos trabalhadores de saúde.
Além deles, devem receber a vacina crianças de seis meses a 5 anos. A orientação é que as pessoas se vacinem para prevenir doenças e casos mais graves. O Dia D faz parte da campanha nacional, que começou no dia 4 de abril e foi motivada pelo aumento de casos de sarampo no Brasil.
A chefe da imunização em Itabuna, Camila Brito, conta que somente em 2021 foram 668 ocorrências. Ela explica que esse tipo de campanha é feito sempre que há um desajuste epidemiológico no país. A campanha segue até o dia 3 de junho e para tomar a vacina basta levar RG e o cartão de vacinação.
Até agora, Itabuna recebeu 36.280 doses do imunizante contra a Influenza e 15 mil contra o sarampo e demais doenças virais. “É fundamental que os idosos tomem a vacina contra a gripe, pois todos os anos circula um vírus diferente”, orienta Camila. A vacina protege as pessoas contra as variantes H1N1, H3N2 e Influenza B.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
