Unis da Bahia protestam contra Costa
Os professores da Uesc decidiram, durante uma assembleia, parar todas as atividades no dia 27 de abril, como forma de protestar contra a gestão do governador Rui Costa (PT). Segundo a associação dos docentes, o governo baiano "insiste nos ataques contra a categoria".
A paralisação dessa quarta teve a adesão dos professores das quatro universidades estaduais. Todas elas denunciam "a forma arbitrária como age Rui Costa no trato com a educação pública". Eles criticam a falta de diálogo e questionam o reajuste de 4%, porque as perdas passam de 50% em 7 anos sem aumento.
Além da desvalorização da categoria, o governo não cumpre a palavra dada para encerrar as manifestações anteriores. Os professores querem discutir assuntos como regime de trabalho, dedicação exclusiva, promoções e progressões. O Estado assinou um acordo em 2019 prometendo sentar na mesa. Não cumpriu.
A Adusc também reclama dos ataques recorrentes ao Estatuto do Magistério e dos cortes no orçamento das universidades estaduais, que impactam diretamente a qualidade do ensino. O protesto desta quarta será na Praça da Piedade, em Salvador, e a associação pagará as passagens dos professores do interior.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
