Turismo e mineração empregaram mais

Municípios com vocação turística ou que se destacam na exportação de commodities (produtos agrícolas e minerais) estão contribuindo para a redução do desemprego, revela pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

O levantamento analisou os 5.570 municípios do país, dos quais foi feita uma seleção de cidades que empregam pelo menos 10 mil pessoas, resultando em 660 municípios. “A gente analisou município a município como evoluiu o estoque de empregados”, disse o economista da CNC Fabio Bentes.

Foi considerado o período de julho de 2020, quando o Caged começou a registrar saldos positivos, depois da primeira onda da pandemia, até fevereiro de 2022. Em um ranking dos 20 municípios que mais geraram vagas, os pesquisadores observaram que 15 são polos turísticos ou produtores e exportadores de commodities.

“Dos 20, dez são turismo, como Porto Seguro (BA), Araruama (RJ), Balneário Camboriú (SC)”. Em termos de commodities, predominam os municípios com atividade de mineração. Canaã dos Carajás (PA) foi o município com maior variação positiva de ocupações no mercado de trabalho formal, 66%.

Já as quatro cidades seguintes têm vocação turística: Porto Seguro (BA) registrou avanço de 52%, seguido de Vacaria (RS), com 44%; Araruama (RJ), com 39%; e Ipojuca (PE), com 37%. As commodities agrícolas foram destaques em Pederneiras (SP, 23%), e Santo Antônio de Jesus (BA, 23%). Com Abr

19:47  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm