Sem Covid, Itabuna e Ilhéus voltam ao normal
Itabuna e Ilhéus tiveram um "dia zero" de Covid. As duas ciadades não registram nenhum caso ativo e todas as UTIs estão vazias de pacientes da doença. A informação é prestada pelas secretarias de Saúde, mas elas não revelam se estão fazendo testagem para detectar novos casos.
Mesmo assim, a vida começa a voltar ao normal depois da liberação para circular sem máscara em qualquer lugar, exceto nas unidades de saúde. Nas ruas, praticamente ninguém mais é visto usando a máscara, mas em alguns lugares fechados, como o Shopping Jequitibá, muitas pessoas ainda não descartaram a proteção.
O fim das limitações impostas pelo Governo do Estado e pelas prefeituras anima o comércio e, principalmente o setor cultural e de lazer, o mais afetado por medidas como a proibição de trabalhar, de viajar, de comemorar aniversários e formaturas, a de fazer show ao vivo mesmo em barzinhos, e o toque de recolher depois das 18 horas.
A maior espectativa agora é em relação ao São João, depois de dois anos sem festa. Ilhéus pretende "pular" a data e fazer um grande São Pedro. Segundo o prefeito Mário Alexandre, ele não quer concorrer com festas maiores, como as de Ibicuí e Jequié. Prefere juntar o Dia da Cidade, 28 de junho, com o do santo.
Itabuna também deve priorizar o São Pedro, perdendo a oportunidade de resgatar o sucesso que o São João da cidade fez durante três anos na década passada. A cidade ficou lotada, passou a manter os moradores que antes iam para Ibicuí e atrair os de outras cidades vizinhas.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
