Saúde alerta para a dengue em Itabuna

A Secretaria de Saúde de Itabuna fez um alerta para o perigo de um surto de dengue. Ela informou que há um aumento considerável de notificações de casos no município. De janeiro até a sexta-feira passada, 8, foram notificados 440 casos, dos quais 291 já confirmados.

O quadro reflete a elevação de pessoas com sintomas da doença, causada pelo mosquito Aedes aegypti. Os números tem aumentado nas últimas três semanas e, por isso, cidade passou para o alerta laranja. "A população deve redobrar os cuidados a fim de evitar uma epidemia da dengue na cidade," adverte a secretaria.

Segundo a diretora da Vigilância em Saúde, Maristella Antunes, o alerta laranja é preocupante porque municípios vizinhos, a exemplo de Coaraci, Itajuípe, Floresta Azul e Santa Cruz da Vitória, já estão sob alerta vermelho, o que pode aumentar a incidência em Itabuna, que recebe pessoas de fora diariamente.

Ela explica que o mosquito transmissor da dengue também transmite outras arboviroses, como a chikungunya, que também tem vários casos notificados. Já a secretária Lívia Mendes alerta para a necessidade de a população colaborar, mantendo quintais limpos, evitando garrafas, potes e pneus velhos, que viram focos do mosquito.

“Temos agido para evitar uma epidemia no município, mas sem o apoio essa situação pode se agravar. É preciso que todos fiquem atentos aos possíveis focos de dengue, bem como aos sintomas como febre, dor no corpo, náusea e vômitos. A orientação é procurar uma unidade de saúde e solicitar o exame de dengue”.

19:55  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm