Safra de milho "de São Jos?" promete
Agricultores familiares de Itabuna estão otimistas com o plantio do tradicional milho "de São José", iniciado neste mês para ser colhido no São João. Cerca de 400 quilos de sementes foram doadas pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (Seagrima) a agricultores das 17 associações em atividade no município.
O gerente do Departamento de Agricultura, Associativismo e Cooperativismo, Miranildo Araújo Góes, ressalta que as sementes foram escolhidas estrategicamente entre as híbridas, por ser de excelente qualidade e capazes de encurtar o ciclo do plantio à colheita.
“Muitos fatores estão sinalizando positivamente para uma boa colheita: qualidade do solo, boas sementes e água suficiente. Para se ter ideia, somente nos últimos três meses foram registrados 1.200 milímetros de chuvas em Itabuna e todo o sul da Bahia”.
O agricultor Gabriel Alves da Silva conta que há cerca de seis meses passou a administrar o sítio do pai na Roça do Povo. “Eu já participava de algumas atividades com ele, mas agora vou encarar sozinho esse desafio. A área ainda está sendo preparada e estou muito confiante numa boa colheita”, resumiu.
Já o agricultor Jackson Gomes administra com a esposa uma propriedade na região do Serrado. “A terra foi toda preparada, choveu bastante na região. Então, a terra está em boas condições. Agora, é só aguardar o resultado do plantio. Tenho certeza que teremos muito milho para comercializar em junho”, acredita.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
