Rádio fez 100 anos reinando online
Em 2022 o rádio completa 100 anos de história, cada vez mais forte e moderno, se adaptando e aproveitando as novas tecnologias como nenhuma outra mídia. É o que mostra a última pesquisa da Kantar Media sobre o meio, que é ouvido por 83% da população todos os dias.
A Kantar destaca o aproveitamento do meio online. Comparado com 2019, o ano antes da pandemia, a audiência do rádio online cresceu 186% em 2021. Para 28% dos ouvintes do meio, "ter a possibilidade de escutar online mudou a forma como escuto rádio".
O CEO da Morena FM, de Itabuna, Marcel Leal, foi um dos pioneiros da internet na Bahia e acreditou na transmissão online desde 1996, quando a emissora fez sua primeira. "A internet acabou com as limitações do rádio, que passou de local para mundial. Hoje temos ouvintes do Canadá à China, da Islândia à Austrália".
Se no início essa audição era apenas num computador de mesa, o smartphone deu nova vida aos streamings. Hoje, 57% de quem curte o rádio online ouve em smartphone, 35% em desktop e 14% em outros aparelhos. Além disso, 36% tem algum app de radio no celular, um crescimentro de 86%.
"Quando fizemos nosso primeiro app para Android, a audiência online deu um salto impressionante, mostrando a importância do celular para o rádio online. Hoje temos duas emissoras online: a Morena FM como ela é no meio físico (www.morenafm.com), e a Morena FM/Rio (www.morenafmrio.com), um projeto de rádio mundial voltado para o ouvinte de outros países, que deve ganhar seu app em breve".
A pesquisa da Kantar levantou que 28% dos ouvintes de rádio também ouvem podcasts, em especial os de comédia e entretenimento (63%), política e notícias (51%) e finanças e negócios (44%). A Morena FM também aposta neles e passou a transformar as edições do talk show Mesa Pra 2, apresentado por Marcel, em podcasts na plataforma Anchor.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
