PF apura cyberinvasão à UFBA e outras
Na manhã desta quinta-feira (28), a Polícia Federal deflagrou a Operação Área Restrita, para apurar um ataque cibernético feito contra várias universidades federais em maio de 2021. Entre as atingidas estava a Universidade Federal da Bahia, a UFBA.
Os hackers invadiram os servidores das instituições de ensino, promovendo um “defacement” (mudança do conteúdo original por outros, geralmente mensagens de protesto) ou pichação, causando danos aos bancos de dados de pelo menos seis instituições.
Foram afetadas, segundo a PF, as universidades federais da Grande Dourados (UFGD), do Rio de Janeiro (UFRJ), de Minas Gerais (UFMG), do Tocantins (UFT), de Alagoas (UFAL) e da Bahia (UFBA). O hacker investigado se aproveitou de uma vulnerabilidade de softwares sem atualização.
A partir disso, conseguiu implantar ferramentas para a captura de senhas dos usuários e administradores. A Justiça Federal de Dourados (MS) expediu um mandado de busca e apreensão, que foi cumprido na cidade de Guarulhos (SP).
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
