Moradores bloqueiam BR-251 em protesto
A estrada, se é possível chamar de estrada, tem 41 quilômetros e liga Ilhéus a Buerarema. Ao longo de suas margens existem centenas de pequenas fazendas e milhares de moradores. Aberta há mais de 50 anos, ela nunca foi asfaltada e nos últimos vinte não recebeu manutenção alguma.
Apesar de federal, ela é cedida ao estado e controlada por ele. Por isso, nesta segunda-feira, moradores e produtores bloquearam a rodovia com faixas de protesto contra o governador Rui Costa (PT), que vem ignorando até uma ordem judicial para pavimentar e iluminar todo o trajeto.
O protesto, na altura do Condomínio Sol e Mar, exibiu faixas lembrando a ação civil que tramita desde 2011, pedindo socorro ao Ministério Público e a Justiça Federal. A ação civil cobra a pavimentação da estrada e resultou num Termo de Ajustamento de Conduta assinado em 2013 e nunca cumprido.
As péssimas condições da estrada, alternando entre poeira e lama, cheia de buracos, sem acostamento e mato alto tomando as laterais, tornam trafegar por ela um verdadeiro inferno. Quando chove, as comunidades ficam isoladas, as crianças sem aula, os agricultores sem poder vender seus produtos.
O TAC dava até 31 de março de 2019 para que o estado apresentasse um estudo de pavimentação na BR-251. Os moradores relatam que o cenário é de calamidade para quem mora em locais como Couto, Japu, Rio de Engenho, Maria Jape e o Condomínio Sol e Mar.
O TAC assinado por Saulo Pontes, autorizado pela Secretaria de Infraestrutura em outubro de 2018, nunca foi cumprido pelo estado. A multa diária de R$ 6 mil, estipulada pela juíza Letícia Bossonario, também não foi cobrada, incentivando a omissão do Governo do Estado.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
