GovBR vai dar kits para tv por satélite

As famílias registradas no CadÚnico que usam antenas parabólicas para sintonizar canais receberão, gratuitamente, kits de recepção com a mais moderna tecnologia para compressão de vídeo e áudio. Isso significa mais qualidade de imagem e som.

Atualmente, cerca de 20 milhões de famílias acompanham o sinal aberto e gratuito via satélite na Banda C, que deve migrar para a Banda Ku a fim de evitar interferências na faixa de 3,5 GHz, reservada para o 5G, que começa a operar nas capitais em julho. Dessas, estima-se que cerca de 10,5 milhões estejam inscritas no CadÚnico.

A decisão do grupo que analisa as interferências, criado após o leilão do 5G, indicou o formato H.265 como ideal para os conjuntos distribuídos à população de baixa renda. "Essa codificação garante mais qualidade de imagem e som com menos uso de banda satelital", explica o diretor de Inovação Otávio Caixeta.

Na última reunião do grupo, na quarta-feira (13), também foi aprovado o prazo de cinco dias, em pelo menos 90% dos casos, para atendimento dos chamados sobre a interferência de sinal. O edital do leilão do 5G previu a criação do grupo, o Gaispi, para acompanhar a aplicação dos recursos arrecadados.

A migração da Banda C para a Banda Ku ocorrerá para liberar a faixa para o 5G e permitir o cumprimento do cronograma estabelecido no edital, em que a banda larga móvel inicia sua operação nessa faixa a partir de 30 de junho, pelas capitais e o Distrito Federal. Já em 2023 será a vez dos municípios com mais de 500 mil habitantes.

17:27  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm