Covid diminui em toda América Latina
A Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) divulgou nota na qual destaca que, em termos gerais, o número de mortes e casos de covid-19 continua caindo no continente americano. Segundo a Opas, mais de dois terços dos latino-americanos e caribenhos já receberam duas doses de vacinas contra a doença.
Muitos países da região têm algumas das taxas de cobertura mais altas do mundo. De acordo com a Opas, 14 países da região já atingiram a meta da Organização Mundial da Saúde (OMS) de vacinar totalmente 70% de suas populações.
Nos três primeiros meses de 2022, a Nicarágua aumentou a cobertura em 18%. Peru e Colômbia expandiram em 12%, enquanto Bolívia e Venezuela aumentaram em quase 10%. A Opas, no entanto, acrescenta que, na última semana a doença avançou no Canadá, que registrou 11,2% a mais de casos e 20% de hospitalizações.
Segundo a entidade, “a alta na América do Norte é causada pela subvariante da Ômicron, o tipo BA.2”. Na avaliação da diretora da Opas Carissa Etienne, à medida que as fronteiras foram reabertas e o turismo aumentou, os casos também subiram em alguns países e territórios do Caribe, como Barbados e São Martinho.
Carissa explica que a redução das taxas de mortalidade e novas infecções “são a prova de que as vacinas estão funcionando bem” para proteger as pessoas de internações e mortes. Ao reafirmar a segurança e eficácia das vacinas contra covid-19, ela disse ser necessário ampliar “ainda mais” a cobertura nas Américas.
No entanto, a diretora acrescentou que, em algumas áreas do Caribe, a vacinação diminuiu ou estagnou. “Menos de 30% da população obteve a primeira dose no Haiti, Jamaica, São Vicente e Granadinas e Santa Lúcia”, disse. “E em toda a América Latina, Guatemala, Guiana e Paraguai ainda não atingiram metade da população”. Com Abr
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.








