Cão deve usar focinheira em Itabuna

A Guarda Municipal de Itabuna soltou uma nota para lembrar que todos os cães só podem andar na rua se estiver de coleira e também focinheira, não importa o tamanho do animal. A obrigatoriedade está prevista no Código de Posturas do Município, mas nunca foi exigida na prática.

Segundo a GCM, a medida é necessária para evitar ataques de cães a pessoas nas ruas. Ela vem fazendo uma série de ações educativas em locais de grande circulação. Segundo o subcomandante Inácio Pereira, a iniciativa é voltada à orientação quanto aos perigos.

Donos de cães, especialmente os de pequeno porte estão revoltados com a exigência que, para eles, faz sentido para raças grandes ou pitbulls, mas não para as pequenas. "Imagine se um poodle ou um pug vai sair mordendo as pessaos nas ruas", dizem. A lei não distingue raças nem tamanhos.

Pereira destaca que o trabalho do grupo ambiental da GCM não se limita a fiscalizar a focinheira. Ele também atua para prevenir e punir maus tratos e abandono de animais. Além de intervir para evitar o problema, a GCM pode levar o infrator para a delegacia e os animais vítimas para o Ibama.

No caso de um ataque de cão, o dono deve prestar socorro imediato à vítima. Se não houver socorro, a pessoa mordida deve procurar o Sesp e tomar a vacina antirrábica. Sabendo detalhes do animal e do dono, ela deve prestar queixa numa delegacia. A multa para ignorar a focinheira é de 3 salários-mínimos.

19:01  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm