Câmara debate empréstimo de Itabuna

Na próxima terça, a Câmara de Itabuna vai promover uma audiência pública para deabter o projeto no qual a Prefeitura pede autorização para um empréstimo de até U$S 30 milhões. O anúncio foi feito pelo presidente Erasmo Ávila durante reunião com as secretarias de Planejamento e de Governo.

O encontro surgiu de dúvidas encaminhadas pelo vereador Dando Leone. Ele quis saber, por exemplo, qual será o nível de comprometimento das finanças do município. Também indagou com relação ao prazo para efetivar o pagamento, uma vez que futuras gestões estariam em jogo.

As respostas foram trazidas pela secretária de Planejamento, Sônia Fontes. “Nós fizemos as obras de erradicação de Alagados, do Centro Histórico de Salvador, os parques metropolitanos, Dique do Tororó...” exemplificou, para justificar sua experiência com empréstimos deste tipo.

Sônia trouxe dados sobre a carência de 5 anos da dívida, que terá o Governo Federal como avalista. Sobre o comprometimento, disse que depende do valor. Entretanto, alegou que o empréstimo é importante para que Itabuna possa captar investimentos com a vinda da Ferrovia de Integração Oeste-Leste e do Porto Sul.

A secretária citou bairros que carecem de investimentos urgentes, inclusive em saneamento básico; a questão ambiental do Rio Cachoeira e o papel dos vereadores para endereçar as demandas da comunidade. Ela esteve acompanhada do diretor de Planejamento Rosivaldo Pinheiro e do assessor José Thiago Santos.

A audiência deve contar com representantes da OAB, CDL, ACI, entre outros. Não basta a autorização do Legislativo. O projeto, aprovado pela União, ainda passará pelo crivo do Senado. Vários vereadores lembraram que caberá à Cãmara fiscalizar a aplicação dos recursos.

19:57  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm