Câmara apoia um centro para autistas
Na sessão de sexta-feira, a Câmara apoiou o pedido da Associação de Pais e Amigos do Autista de Itabuna (AMA) para a instalação de um centro municipal especializado. A presidente da AMA, Gisa Caldas, diz que existe uma carência de profissionais na rede pública.
"Isso causa a constante descontinuidade do tratamento de pessoas diagnosticadas com o transtorno. É lamentável o sofrimento das famílias", declarou. Os vereadores Israel Cardoso e Gilson da Oficina anunciaram que vão pedir o centro à Prefeitura.
A subsecretária de Saúde de Itabuna, Lânia Peixoto, disse que a pasta contratou psicóloga e neurologista com especialização em autismo, e que a demanda da AMA já está em análise. "Por agora, a secretaria avalia destinar os dois profissionais para atendimento exclusivo dos autistas".
Palestrante da sessão especial, a psicóloga Lucimara Moreira salientou que o diagnóstico precoce do autismo favorece o tratamento. Ela explicou que o processo de aprendizagem da criança autista é mais rápido nos primeiros anos de vida. "O diagnóstico precoce muda a qualidade de vida do autista".
Na esteira das cobranças da AMA, a psicóloga defendeu investimentos públicos em educação e saúde para efetivar a inclusão de autistas em Itabuna. A sessão foi organizada por Israel e Gilson e abordou ainda a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea).
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
