Bolsonaro tem 51,4% em enquete nacional

Os dados desencontrados das várias pesquisas eleitorais tem confundido muita gente, porém o que mais se estranha é a liderança de um candidato que não consegue aparecer em público, à frente de um que lota as ruas em cada visita que faz a cidades em todo o Brasil.

No meio desta confusão, uma enquete nacional, que divulga o resultado em tempo real, traz uma realidade muito diferente. É importante observar que a enquete não segue padrões ditos científicos das pesquisas. Por outro lado, abrange uma quantidade bem maior de pessoas.

Com isso em mente, apuramos os resultados apresentados no site www.eleicoesaovivo.com.br, onde qualquer pessoa pode votar, mas o sistema impede que a pessoa vote duas vezes, bloqueando com base no IP (endereço de intenet), uma forma de evitar fraudes. O Jornal das Sete (seg a sex 18h40), da rádio Morena FM, compilou os dados.

A enquete online, que já recolheu os votos de mais de 665 mil pessoas, traz um resultado muito diferente dos institutos de pesquisa, que ouvem entre 1 mil e 5 mil pessoas espalhadas pelo país inteiro. E muito mais próximo do que vemos quando o presidente aparece nas ruas.

Na votação nacional, Bolsonaro lidera com 51,4%, Lula vem em segundo com 25,5%, depois Sérgio Moro com 11.5% e Ciro Gomes com 9,7%. Na Bahia, Lula tem 42,2% dos votos contra 36,2% de Bolsonaro, 15,4% de Ciro e 5,3% de Moro, ouvindo mais de 45 mil pessoas.

Além da Bahia, Lula está na frente apenas no Maranhão e no Piaui, empatando tecnicamente em Sergipe. Já o presidente Bolsonaro lidera no Acre, Alagoas, Amazonas, Amapá, DF, Espírito Santo, Goiás, Minas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba e Pernambuco.

Também é o mais votado no Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Roraima, Rondônia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina (aqui com Moro em segundo), São Paulo e Tocantins. No Ceará, a liderança é de Ciro Gomes e no Paraná de Sérgio Moro, ambos com Bolsonaro em segundo.

A enquete para Governador e Senador ainda não exibe os resultados em tempo real. O que está no site é a apuração dos votos entre final de novembro de 2021 e final de janeiro deste ano. Na Bahia, o ministro João Roma, que neste período se destacou no apoio às vítimas das enchentes, aparece em primeiro.

João Roma tinha 58,1% dos votos, seguido de ACM Neto com 32,3% e Jaques Wagner (que ainda era candidato) com 8,1%. Para o senado, Doutora Raissa liderava com 77,9%, seguida de José Ronaldo com 10,4%. João Leão ainda nao era candidato ao Senado e Otto Alencar aparece com pouco mais de 5%;

No Acre, Gladson Cameli liderava para governador, em Alagoas JHC, no Amazonas Coronel Menezes, no Amapa Jaime Nunes, no Ceará Capitão Wagner, no DF Ibaneis Rocha, no Espírito Santo Carlos Manato, em Goiás Major Vitor Hugo, no Maranhão Lahesio Bonfim.

Em Minas Gerais a preferência era por Romeu Zema, no Mato Grosso do Sul por André Puccinelli, no Mato Grosso por Mauro Mendes, no Pará por Zequinha Marinho, na Paraíba por Pedro Cunha Lima, em Pernambuco por Gilson Machado, no Piaui por Silvio Mendes.

No Paraná, a liderança era de Ratinho Junior, no Rio de Janeiro de Hamilton Mourão, no Rio Grande do Norte de Styvenson Valentim, em Rondônia de Marcos Rogério, em Roraima de Antônio Denarium, no Rio Grande do Sul de Onyx Lorenzoni, em Santa Catarina de Jorginho Mello.

Em Sergipe o líder da votação para governador era Valmir de Francisquinho, em São Paulo de Tarcísio de Freitas e no Tocantins de Ronaldo Dimas. Novamente, uma enquete não segue o padrão das pesquisas nem é limitada por ele, além de ser, também, um retrato do momento.

20:53  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm