Ibicuí vive grave crise sem São João
Maior festa em importância social e econômica da Bahia, o São João não acontecerá pelo segundo ano seguido. O prejuízo com a falta da festa afeta a maioria dos municípios, mas alguns têm nesta tradição sua maior data turística. É o caso de Ibicuí, onde as perdas são estimadas em R$ 5 milhões.
O prefeito de Ibicuí, Marcos Galvão, prefere definir o prejuízo como incalculável. “Vamos para o segundo ano que Ibicuí não se veste para o São João. Quem conhece nossa cidade e nossa história sabe como ela se prepara e se transforma para os festejos juninos. É triste”, comentou em entrevista.
Centenas de pessoas na cidade dependem do São João para sobreviver no resto do ano, desde quem aluga casas até quem vende cerveja e comida em barracas. Uma delas, Cláudio Carvalho, trabalhou assim por 15 anos e usava o que ganhava em junho para complementar a renda nos outros meses.
O aluguel de casas praticamente só existe no período do São João e só um corretor alugou 56 imóveis na festa de 2019. No ano passado e neste, nenhum. Todas as festas juninas estão oficialmente proibidas no estado por decreto do Governo da Bahia. Com Morena FM.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
