Fotógrafa baiana lança livro gratuito
O livro fotográfico "Loiro Pivete: Da Margem ao Centro", da fotógrafa baiana Ana Lee, foi lançado nesta sexta-feira (14) pelo site Loiro Pivete. O fotolivro se embala no movimento estético de descoloração e pintura de cabelo de jovens negros de Ilhéus (BA) e pode ser baixado, gratuitamente.
O projeto da fotógrafa foi construído com intuito de fortalecer narrativas e valorizar a criatividade e ousadia da moda periférica, que atravessa estruturas, olhares e redefine noções de autoestima e identidade. O fenômeno Loiro Pivete está vinculado a ritmos periféricos, como o pagodão baiano e o funk carioca.
O livro se estabelece como uma forma de pensar moda a partir de referências de dentro da própria comunidade, como define Ana Lee, uma das fotógrafas mais requisitadas do sul-baiano. Para compor o livro fotográfico, Ana Lee registrou imagens e essências de crianças e jovens nas comunidades onde moram.
“Acredito no potencial da arte, cultura e beleza humana na construção de uma sociedade mais justa, plural e diversa, com indivíduos respeitados por sua identidade e estilo, admirados por sua ousadia e inteligência, uma sociedade onde ser pivete seja símbolo de alegria, irreverência e criatividade”.
Imagens da iniciativa estão disponíveis no Instagram @loiro.pivete. O projeto tem apoio financeiro da Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, do Governo Federal.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
