Emasa discute recuperar o Cachoeira
A despoluição e a recuperação do Rio Cachoeira foram discutidas em uma reunião nesta quarta (19), com o gerente de Planejamento e Expansão da Emasa, Ângelo Lucena; a secretária de Planejamento, Sônia Fontes; o diretor de Projetos da Secretaria, Rosivaldo Pinheiro, e o empresário Adson Franco.
Adson é o representante da Santo Agostinho e BR Infra, empresas que contam com a parceria da dinamarquesa Ramboll. Elas elaboram projetos necessários para a captação de recursos em diversas áreas, com ênfase nas áreas ambiental e saneamento.
No encontro, foi debatida a possibilidade de elaboração de projetos para captação de recursos a ser aplicados em projetos de recuperação da Bacia do Rio Cachoeira, que engloba Itabuna, Itororó, Firmino Alves, Itaju do Colônia, Floresta Azul, Ibicaraí, Santa Cruz da Vitória, Jussari, Buerarema e Itapetinga.
Segundo Franco, a dinamarquesa Ramboll é uma empresa global de consultoria em serviços ambientais, que supervisiona e executa programas nessa área em países como Cingapura, na Ásia. No Brasil, desenvolve o Programa de Reparação Integral da Bacia do Rio Doce.
“A Remboll atua também no projeto-piloto de despoluição do Rio Pinheiros, em São Paulo. Temos acesso a tecnologias que estão sendo aplicadas no país asiático, que também podem ser usadas na Bacia do Rio Cachoeira”, destaca Franco.
Segundo Ângelo Lucena, a empresa tem interesse em firmar parcerias com a iniciativa privada para recuperar o Rio Cachoeira. “Essa é nossa tratativa inicial, que tende a evoluir. Considero esse o maior desafio da atual gestão, ‘devolver a vida’ ao Cachoeira”.
Já a secretária Sônia Fontes lembra que o Rio Cachoeira é uma preocupação não só de Itabuna, mas de toda a população regional. “O Cachoeira é a identidade de Itabuna e tem que ter a sua recuperação priorizada não só no trecho que corta a cidade, mas em toda a sua bacia hidrográfica”.
Rosivaldo Pinheiro lembra que “Itabuna é a maior cidade dentre aquelas que fazem parte da Bacia do Rio Cachoeira. É preciso atrair os demais municípios para integrar esse projeto, pelas ideias inovadoras de que se reveste, inclusive com expertise internacional”.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
