Rui proíbe gente na rua depois de 18h

O horário inicial do toque de recolher na Bahia, que já era absurdo, foi antecipado para 18 horas e já está em vigor até 5 horas do dia 1º de abril, quinta-feira. Essa medida foi determinada pelo Governo do Estado através do decreto nº 20.324, publicado na sexta-feira (19). Itabuna e Ilhéus aderem a partir desta terça, 23.

O Estado decretou também a abertura apenas de serviços essenciais e proibiu a venda de bebidas, inclusive por delivery, no próximo final de semana, das 18h de sexta 26 até 5h de segunda. A medida já se provou inócua, com as pessoas lotando os supermercados na quinta para se abastecer de bebidas. E gerando aglomerações.

A medida não mostrou eficácia alguma no ano passado, nem neste. Em vigor há um mês, não diminuiu o número de casos ativos nem de mortes que, neste período, bateram o recorde na pandemia. Nas últimas 24 horas, a Bahia registrou mais 1.598 casos e 125 mortes. São hoje 15.772 casos ativos e 14.224 mortes.

Até o dia 1º de abril, está proibido, das 18h às 5 horas, sair de casa, estar na rua a pé ou de carro. As academias de ginástica e dança também estão suspensas até 29 de março, apesar das inúteis leis locais considerando que são "serviços essenciais". O efeito prático é zero.

O governador Rui Costa (PT) também proibiu o transporte intermunicipal no primeiro final de semana de abril, durante a semana santa. As medidas sempre são anunciadas como "para conter a disseminação do coronavírus", mas falham seguidamente em atingir este objetivo.

As cidades que conseguiram conter o virus o fizeram com barreiras sanitárias, testagem em massa identificando e isolando os assintomáticos, e tratamento precoce. São medidas que em lugares como São Lourenço (MG), Búzios (RJ) e Maxaranguape (RN) esvaziaram as UTIs e pararam com as mortes.

17:43  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm