MS autoriza mais 354 UTIs para a Bahia

O Ministério da Saúde autorizou a instalação de mais 354 leitos de UTI na Bahia, para Barreiras (5), Camaçari (10), Eunápolis (5), Feira de Santana (25), Irecê (5), Itaberaba (5), Jacobina (10), Paulo Afonso (10), Remanso (10) e o restante em hospitais de Salvador.

Estes leitos de UTI fazem parte de um pacote de 1.280 exclusivos para pacientes graves com a covid-19, em caráter excepcional e temporário. As autorizações reforçam a estrutura hospitalar em mais de 50 municípios da Bahia, Maranhão, Piauí, Rio Grande do Sul e São Paulo.

O valor do repasse mensal será de mais de R$ 61,4 milhões, retroativo a março. O Ministério da Saúde tem apoiado irrestritamente os estados e municípios durante a pandemia da covid-19, atendendo com ações, serviços e fornecendo infraestrutura para o enfrentamento da doença.

A autorização de leitos de UTI Covid-19 ocorre sob demanda dos estados, que têm autonomia para disponibilizar e financiar quantos leitos forem necessários. A medida fortalece o Sistema Único de Saúde (SUS) e leva atendimento para a população em todo o país.

Apesar de estados e municípios terem autonomia para criar e habilitar os leitos necessários, o Ministério da Saúde, em decorrência do atual cenário de emergência, disponibiliza recursos financeiros e auxílio técnico para o enfrentamento da doença. O objetivo é cuidar da saúde de todos e salvar vidas.

O pedido de autorização para o custeio dos leitos Covid-19 é feito pelas secretarias estaduais e municipais de saúde, que garantem a estrutura necessária para o funcionamento dessas unidades. Para a autorização, basta que estados e municípios cadastrem a solicitação na plataforma SAIPS observando os requisitos necessários.

22:38  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm