Vacinas terão transporte aéreo 'free'
O Ministério da Saúde e a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) firmaram uma parceria para o transporte de vacinas e insumos a custo zero para o governo. A ação apoia a distribuição das doses aos estados e municípios, a fim de acelerar o início da vacinação depois que os imunizantes obtiverem registro na Anvisa.
Para o ministro Eduardo Pazuello, o acordo facilitará o transporte das vacinas, beneficiando milhões de brasileiros. “O Brasil já garantiu milhões de doses de vacinas contra a Covid-19. Agora, com o auxílio da Abear, a distribuição será ainda mais ágil”.
O presidente da Abear, Eduardo Sanovicz, reforçou que as companhias aéreas brasileiras estão engajadas. “Não há dúvidas de que toda a aviação civil está empenhada em auxiliar o Brasil. Estamos cientes dos desafios, mas estamos muito orgulhosos e preparados para essa missão histórica”.
O Brasil já garantiu mais de 300 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 por meio dos acordos com a Fiocruz/AstraZeneca (100,4 milhões) e Covax Facility (42,5 milhões). O Brasil também terá capacidade de produção de doses pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) via acordo de transferência de tecnologia com a AstraZeneca.
O contrato garante mais 110 milhões de doses, previstas para o segundo semestre de 2021. Além disso, memorandos de entendimento foram fechados com a Pfizer para 70 milhões de doses e com a farmacêutica Janssen, para aquisição de 38 milhões de doses, sendo 3 milhões no segundo trimestre de 2021.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
