Sesab compra seringas e agulhas de menos
A Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) comprou 19,8 milhões de seringas e agulhas como parte do planejamento para vacinar a população contra o coronavírus (Covid-19), totalizando um investimento de R$ 5,5 milhões. O contrato foi assinado nesta quarta-feira (9) pelo secretário Fábio Vilas-Boas.
Porém, a quantidade é insuficiente. Seja qual for a vacina comprada, ela vai exigir a aplicação de duas doses, portanto, as seringas e agulhas compradas só cobrem a imunização de pouco mais de 9 milhões de pessoas, enquanto o estado possui 15,1 milhões de habitantes.
Segundo Vilas-Boas, "a entrega das seringas e agulhas será imediata. E temos 6 milhões de seringas e agulhas em estoque que são utilizadas nas vacinas de rotina". O secretário não deixou claro se as outras vacinas serão deixadas de lado para usar essas seringas na do coronavirus.
Para ele, o objetivo primordial da vacinação é reduzir a morbidade grave e a mortalidade associada ao vírus SARS-CoV-2. "Busca-se também reduzir a intensidade da circulação viral e, consequentemente, a transmissão da infecção na comunidade, potencializando uma possível imunidade de rebanho".
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
