Seminário debate a gestão municipal
O cenário da gestão pública municipal após a pandemia do coronavírus será abordado o II Seminário Novos Gestores, entre os dias 7 e 11, das 10h às 12h, em transmissão gratuita e online pelo canal do YouTube da pró-reitoria de extensão da Uesc.
O evento online contará com autoridades e especialistas de direito, contabilidade, administração pública, educação, saúde, assistência social, cultura, agricultura e meio ambiente, que vão abordar temas específicos, visando orientar e capacitar o Poder Executivo para uma gestão de qualidade.
O presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Glademir Aroldi (foto) abre o evento com a palestra “Gestão pública no pós-pandemia”. Nos dias seguintes, acontecem as apresentações dos fóruns do Programa de Apoio Gerencial e Institucional às Prefeituras do Território Litoral Sul.
Eles terão a participação do reitor da Uesc, Alessandro Fernandes de Santana, e de secretários municipais abordando "As melhores práticas da gestão pública municipal". Ainda na terça, o especialista em finanças municipais Eduardo Stranz, da CNM, vai falar sobre o cenário nacional da educação, saúde e assistência social.
Em seguida, o doutor em direito tributário Harisson Leite fala sobre como ser criativo com as receitas próprias em plena crise financeira. Para encerrar o painel, o advogado e mestre em ciência política Allah Góes vai abordar "Transição de governo, como proceder?"
As atividades continuam na quarta-feira, 9, com a palestra sobre o cenário nacional da agricultura e meio ambiente, pela mestre em cultura e territorialidade Ana Clarissa Fernandes, com a participação do analista técnico da CNM Osni Rocha. No mesmo dia, Harrison retorna com "Do crescimento constante das despesas e das despesas que realmente importam".
Em seguida, Allah Góes traz "Os primeiros dias, providências a serem tomadas, como proceder". Logo depois, o coordenador dos sistemas de acesso à informação e tributos do Instituto Municipal de Administração Pública – IMAP, Diego Melo, vai abordar a Gestão da Transparência.
Por fim, o mestre em direito público Jeffiton Ramos vai tratar sobre "Auditoria Governamental como instrumento de garantia para evitar a responsabilização de Gestores Públicos". Na quinta-feira, 10, as atividades terão início com a apresentação do programa Amaná, com o professor Gustavo Lisboa.
Em seguida, acontece a apresentação da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR), com o secretário executivo, Miguel Calmon. Por fim, o contador e consultor técnico em gestão pública Ricardo Teixeira encerra o painel com o tema "Endividamento Público Municipal".
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
