Bahia testa embarque por biometria
O Aeroporto de Salvador está experimentando um projeto inédito, chamado de Embarque +Seguro, que dispensa o uso da identidade na hora do embarque. Um sistema digital faz a identificação do passageiro por é feita por reconhecimento facial e identificação biométrica.
Por enquanto a tecnologia está sendo testada com voluntários da companhia aérea GOL. Na hora do check-in no aeroporto, é feita a validação biométrica do passageiro, comparando os dados e a foto tirada na hora com a base do governo. Tudo isso é vinculado ao cartão de embarque.
Para entrar na aeronave é feita uma identificação facial por biometria, sem necessidade de qualquer documento. O banco de dados usado para validação das informações agrega a base de dados do Tribunal Superior Eleitoral e das carteiras de motorista no Detran.
“Na prática, isso significa que não só os motoristas, mas também todos os eleitores que fizeram o cadastramento biométrico no TSE, poderão usufruir das facilidades da validação biométrica para viajar. Ao todo, são 67 milhões de CNHs e 120 milhões de eleitores cadastrados”, diz a nota do ministério da InfraEstrutura.
De acordo com a pasta, a tecnologia adotada foi desenvolvida por meio de uma parceria com o Serpro, que é a empresa de inteligência em Tecnologia da Informação do governo federal, com o objetivo de tornar “mais eficiente o processo de embarque nos aeroportos e mais seguras as viagens aéreas”.
A tecnologia já era oferecida no mercado. “O que não existia, até o momento, era um sistema nacional unificado que possibilitasse checar e validar, com rapidez e segurança, a identidade do passageiro a partir do cruzamento com diferentes bases de dados governamentais”.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
