Tarcísio quer engajamento por Fiol
O ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, se reuniu por videoconferência com setores produtivos da Bahia, na segunda-feira (14), e pediu engajamento do empresariado em favor da Ferrovia Oeste-Leste (Fiol). "Costumo dizer que a maior força ativa para mudar as coisas no país está na iniciativa privada".
"Governo nenhum age por conta própria, mas por provocação. Já colocamos a Ferrovia Oeste-Leste (Fiol) como um dos projetos mais importantes do Brasil e, sem dúvida, o mais importante da Bahia. Cabe agora à sociedade baiana mostrar engajamento e se mobilizar ao nosso lado em favor da ferrovia".
A intenção é aproximar partes interessadas da sociedade da Bahia ao plano de trabalho do Ministério da Infraestrutura para o estado, além do diálogo que está sendo feito com o Tribunal de Contas da União, com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e demais órgãos de fiscalização e controle.
"O trecho 1, de Ilhéus a Caetité, já está no TCU e assim que sair já publicamos o edital para o leilão. Já temos o trecho 2, até Barreiras, em execução e recentemente colocamos o Exército em um dos lotes. Também estamos viabilizando a compra de trilhos com o investimento cruzado proveniente da outorga da renovação da Ferrovia Vitória-Minas".
"Além disso já começamos o planejamento para o trecho 3, que vai ligar a FIOL à Norte-Sul, buscando associar o investimento à renovação da Ferrovia Centro-Atlântica", explicou Tarcísio. Ele também falou da duplicação de trechos das BRs 101 e 116, a recuperação de rodovias como as BRs 235 e 030, e a concessão da Via Bahia nas BRs 324 e 116.
Além de gerar 1.200 empregos, entre os benefícios esperados com a ferrovia estão a redução do custo de transporte de grãos, álcool e minérios destinados aos mercados interno e externo; a ampliação da produção agroindustrial da região e a interligação dos estados de Tocantins, Maranhão, Goiás e Bahia aos portos de Ilhéus/BA e Itaqui/MA.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
