Só 68% vão presentear suas mães
As incertezas e inseguranças causadas pela pandemia da COVID-19 deven afetar o comércio no Dia das Mães deste ano. Levantamento feito em todas as capitais pela CNDL e pelo SPC Brasil revela que 68% dos brasileiros pretendem presentear nesta data. O número é o menor dos últimos três anos, 2017 (73%), 2018 (74%) e 2019 (78%).
Os que não devem presentear apontam principalmente o fato da mãe já ser falecida (62%), mas também não ter dinheiro (16%) e estar desempregado (9%). Considerando apenas aqueles que vão deixar de presentear por estar sem dinheiro, desempregados ou não poder encontrar a mãe, 77% apontam a Covid-19 como principal motivadora.
A pesquisa aponta ainda que o consumidor está cauteloso na hora de ir às compras. O percentual daqueles que esperam gastar mais ou a mesma quantia do último ano passou de 67% na pesquisa de 2019 para 40% em 2020, uma queda de 27 pontos percentuais. Por outro lado, a fatia dos que pretendem gastar menos saltou de 24% para 45%.
Os motivos mais citados para a redução dos gastos são o orçamento apertado (49%), às incertezas com relação ao cenário econômico (38%) e economia de recursos (36%). O impacto da crise gerada pelo novo coronavírus impactou a decisão de 88% dos entrevistados como fator de retração de gastos.
Com os shopping centers e a maioria das lojas de rua fechadas, ganham destaque as compras pela internet (53%), meio de compra mais citado pelos entrevistados; seguida das lojas de rua (49%) e supermercados (18%). A pesquisa também detectou os fatores que mais influenciam na escolha do local de compra dos presentes.
48% vão optar por locais que ofereçam os melhores preços, 37% por quem ofereça boas promoções e descontos, 36% por lugares que tenham produtos de qualidade e 27% darão preferência a lojas que ofereçam frete grátis. 18% mencionaram lojas que estejam funcionando apesar do Coronavírus.
78% declararam intenção de presentear a própria mãe, 20% as esposas, 18% as sogras e 10% as irmãs. A pesquisa revela que 42% deve comprar um único presente, igual ao ano passado. Entretanto, 31% pretendem comprar dois presentes e 12%, três presentes. De modo geral, a média declarada é de 1,6 presentes.
O gasto médio pretendido com todos os presentes em 2020 é de R$ 188, o que pode garantir a injeção de até R$ 20,2 bilhões na economia. A pesquisa mostra que os presentes mais procurados por quem vai presentear serão as roupas, calçados e acessórios (43%), perfumes (34%), cosméticos (26%) e chocolates (18%).
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