Covid afeta enfermeiros 48x mais

Levantamento do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) revela que, entre 5 de abril e 5 de maio, o número de enfermeiros afastados do trabalho pelo novo coronavírus aumentou 48 vezes. Saltou de 230 casos suspeitos e confirmados para 11 mil. As mortes na categoria triplicaram, de 30 para 94 casos.

Segundo o Cofen, a categoria já somava 12 mil afastamentos até o último domingo, 10 de maio. Mulheres são as mais afetadas, com 10 mil de todos os casos. Elas também respondem por 60 das 98 mortes.

A rápida progressão da Covid-19 na enfermagem fez o oftalmologista do Instituto Penido Burnier, Leôncio Queiroz Neto, buscar mais recursos para a Campanha Solidariedade. A proposta é combater a Covid-19 entre profissionais da saúde mediante a distribuição de óculos de proteção aos hospitais e entidades de classe.

A falta de proteção ocular representa um risco à saúde pública, afirma. "Um estudo da AAO (Academia Americana de Oftalmologia) alerta que os olhos e o nariz estão interligados pelo ducto lacrimal, que pode levar o coronavírus a todo o sistema respiratório".

"Outro recente estudo italiano, divulgado pelo Instituto Spallanzani, revela que o Sar-Cov-2 é ativo na lágrima de uma pessoa contaminada que apresente conjuntivite". Queiroz Neto ressalta que a conjuntivite não é comum na Covid-19, mas o resultado desses estudos explica porque a OMS recomenda usar óculos de proteção.

A boa notícia é que os patrocinadores da campanha, Fundação Abióptica, Essilor Brasil e Allprot, aumentaram de 5 mil para 12 mil os óculos de proteção disponibilizados para a campanha. Isso permitiu ampliar a doação à enfermagem de 1,35 mil para 8,35 mil EPIs.

Na última semana, Queiroz Neto entregou mais 7 mil unidades na sede da Sinsaude Campinas. Na mesma semana, foram doados 550 óculos de proteção ao HC da Unicamp, 300 ao hospital da PUC-Campinas, 300 ao Hospital São Vicente de Jundiaí e 300 ao Hospital São Francisco de Bragança.

21:08  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm