TCE audita com drones e trenas laser

O Tribunal de Contas do Estado da Bahia vem buscando maneiras de agilizar as auditorias e duas delas já estão sendo usadas pelas equipes. Uma é o drone e a outra, as trenas a laser. Usados nas inspeções em obras públicas, os equipamentos dão mais eficiência e rapidez ao trabalho.

O uso das novas tecnologias foi inaugurado pela 1ª Coordenadoria de Controle Externo, sendo aprovado pelos auditores, que destacam o ganho de produtividade e eficiência. O drone, veículo aéreo não tripulado, usa câmeras em tempo real e as trenas laser medem as obras à distância.

Elas podem conferir não só distâncias, largura, altura, área e volume, como o ângulo. Isso ajuda na conferẽncia, por exemplo, do grau de elevaçãop de rampas de acesso. As trenas podem medir numa distância de até 100 metros com alta precisão e sem necessidade de deslocamento.

As medições digitais se somam às fotos e vídeos de alta resolução, tiradas pelos técnicos e pelos drones, para dar à auditoria um conjunto de provas essenciais para o julgamento de irregularidades. As visitas in loco estão mais rápidas e mais produtivas, dando aos técnicos mais tempo para a análise das informações, diz o TCE.

18:32  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm