Itabuna tem alta de casos de dengue

Apesar do baixo índice de infestação do mosquito transmissor, Itabuna continua com um alto número de casos de dengue nos bairros e no centro. Só em janeiro foram 83 confirmados, além de 25 de chikungunya. A chegada do verão, com chuvas entremeadas com dias de muito sol, favorece a proliferação do mosquito Aedes aegypti, que transmite a doença.

Segundo dados do Ministério da Saúde, em 2022 ocorreu um aumento de mais de 160% nos casos de dengue em relação ao ano anterior, com o registro de cerca de mil mortes pela doença. A enfermeira e professora do IDOMED, Sandra Bonilha, explica como a dengue se manifesta.

Geralmente, o primeiro sintoma é uma febre acima de 38 graus, que começa de repente e dura de dois a sete dias, associada a dor de cabeça, fraqueza, dores musculares, dor nas articulações e ao redor dos olhos. A pessoa tem perda de apetite e enjoo, podendo ainda sofrer com vômitos e diarreia.

Sandra aconselha que, se tiver sintomas, a pessoa deve aumentar a ingestão de água e sempre procurar um posto de saúde. Ela alerta que se se automedicar pode aumentar o risco de hemorragia e agravar a situação. Além disso, fatores de risco podem piorar a gravidade.

"É o caso de crianças, em especial as menores de 1 ano, pessoas acima de 65 anos, gestantes, doentes de asma, diabetes, anemia, hipertensão, entre outras doenças, podem ter sintomas mais graves". Para se recuperar da dengue, é importante comer frutas, vegetais, proteínas magras e carboidratos complexos.

É recomendado evitar alimentos gordurosos, processados e açúcar refinado. Isso porque frutas e vegetais são ricos em vitaminas e minerais que ajudam a fortalecer o sistema imunológico e combater infecções. Alimentos como abacaxi, kiwi e goiaba são ricos em vitamina C, e vegetais escuros, como espinafre e couve, contêm ferro.

Segundo o docente do curso de Nutrição da Estácio e nutricionista Phelipe Aureswald do Amaral, proteínas magras, como peixes, frango e tofu, ajudam a reparar os tecidos danificados pelo vírus e a fornecer energia para o corpo. Carboidratos complexos, como arroz integral, quinoa e batatas, fornecem energia de longa duração.

“Além disso, é importante manter-se hidratado, bebendo muita água e sucos naturais, e evitando bebidas açucaradas e alcoólicas”, orienta Amaral. Já a melhor forma de prevenção da dengue é evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, eliminando os prováveis criadouros como pneus, garrafas e piscinas sem uso.

Além disso, manter bem tampados caixas, tonéis e barris de água, colocar o lixo em sacos plásticos e manter a lixeira bem fechada; não jogar lixo em terrenos baldios; se for guardar garrafas manter com a boca para baixo; deixar ralos limpos e com tela; limpar semanalmente e manter vasos de plantas com areia.

18:34  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm