Itabuna combate ratos contra Leptos

A dengue não é a única procupação da Coordenação de Endemias. Ele vem promovendo um esforço de combate aos ratos, que transmitem doenças como a Leptospirose. O objetivo é aproveitar o verão para diminuir a população de roedores, depois de um longo período chuvoso.

Segundo a coordenadora Lucimar Santos, até agora foram atendidos os bairros Conceição, Santa Clara, Jaçanã, Maria Matos e rua da Bananeira. Esses locais tinham mais indícios de roedores, como tocas e fezes. A estratégia usada pelos agentes é a colocação de iscas com raticida.

Apenas na área da Bananeira foram 1.232 iscas e no Jaçanã, outras 690. Na Rua de Palha foram usadas 578 iscas e no Santa Clara, 290. O bairro com menor incidência de roedores foi o Conceição, onde os agentes usaram menos de 100 iscas. Apesar dos roedores, não há registro de leptospirose em Itabuna.

Lucimar explica que a leptospirose é uma doença infecciosa, transmitida principalmente pela urina de ratos infectados por um tipo de bactéria conhecida como Leptospira. “A transmissão ocorre a partir de contato na pele, através de alguma lesão, e as consequências são danosas à saúde humana”, alerta.

Ela informa que uma pessoa com leptospirose pode apresentar sintomas leves na fase inicial, como febre alta de início súbito, sensação de mal-estar, dores de cabeça e muscular, cansaço e calafrios. Já na fase mais grave, podem ocorrer hemorragia, complicações renais e até coma.

A recomendação é sempre descartar o lixo na porta de casa pouco antes da coleta, fechar buracos e vãos nas paredes e rodapés, principalmente nos quintais. Além disso, manter ralos e vasos sanitários limpos e bem fechados. Em casos de sintomas, é importante procurar uma unidade de Saúde.

18:12  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm