Ilhéus e Itacaré homenageiam Yemanjá

Nesta quinta-feira acontece uma das festas mais bonitas e tradicionais da Bahia, a de Yemanjá. Em Ilhéus ela começa à 5 horas, reunindo as pessoas em dois locais. Um é a Praia da Maramata, no Pontal, e o outro a praia do Malhado. Além das manifestações culturais, o destaque é o cortejo.

Marcado para sair às 15h30, ele levará os presentes dos devotos para Yemanjá, em cestos carregados por dezenas de pequenos barcos. É uma festa que só termina à noite, com apoio da Prefeitura para garantir banheiros, limpeza, toldos, iluminação e segurança para a multidão vestida de branco e azul.

Maior manifestação religiosa do candomblé na Bahia, a Festa de Yemanjá é aguardada pela população local e turistas em diversas partes do Brasil. A Rainha do Mar é um orixá africano que faz parte do candomblé e de outras religiões afro-brasileiras. É a padroeira dos pescadores, jangadeiros e marinheiros.

Em Itacaré, ela ganhou uma estátua criada pelo artista plástico Goca Moreno, com 2 metros de altura, que foi instalada na foz do Rio de Contas, perto da Praça do Canhão. Na cidade, a festa de Yemanjá acontece na Praia da Coroinha, local de encontro do rio com o mar, e o cortejo sai às 16 horas.

19:51  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm