Gov autoriza obra em aero particular

O ministro dos Portos e Aeroportos, Márcio França, deve vir a Ilhéus para autorizar uma obra de ampliação no Aeroporto Jorge Amado, segundo o vice-prefeito Bebeto Falcão. O fato estranho é que o aeroporto não pertence mais à Infraero, pois foi concedido à iniciativa privada.

Arrematado pela Socicam, a empresa assumiu o compromisso de fazer investimentos pesados durante a duração da concessão, incluindo justamente a ampliação. Ela é uma das maiores preocupações do prefeito Mário Alexandre, das indústrias e da comunidade que vive do turismo.

Bebeto afirmou à imprensa de Salvador que o aeroporto não opera como devia e a cidade precisa de um que seja internacional, com alfândega. A importação de insumos e máquinas para o Polo de Eletrônicos é dificultada por não ter um terminal alfandegado. Além disso, a falta de equipamentos impede o pouco de aviões maiores.

A obra tocada pela Socicam funciona de forma intermitente desde 2019. Em abril do ano passado, o jornal A Região denunciou a paralisação, com a retirada de todos os operários. Além do terminal, a reforma inclui o estacionamento, que foi demolido. Hoje, não há como estacionar perto do aeroporto.

A construção empregava cerca de 110 funcionários e incluia a reforma da estrutura de aço do teto. Ela foi iniciada em 2019 e continua com o cronograma atrasado. Os passageiros reclamam da obra há vários anos, especialmente depois que o estacionamento foi fechado.

A bagunça no aeroporto e a falta de estacionamento já começam a prejudicar o turismo local e, a médio prazo, pode afastar novos visitantes, alertados por quem viajou para a cidade. Até 2017 o Aeroporto Jorge Amado era administrado pela Infraero. O Governo do Estado assumiu e depois terceirizou para a Socicam em 2018.

18:11  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm