Emasa retoma abastecimento parcial

A Emasa terminou o reparo da rede adutora de 550 milímetros que se rompeu na Rua Pernambuco, no Jardim Vitória, na madrugada de segunda-feira e parte da cidade começou a ser reabastecida. O conserto exigiu 30 horas de trabalho e a suspensão do abastecimento em todos os bairros.

A adutora é responsável por levar água da Estação de Tratamento de Água do São Lourenço para o reservatório do Góes Calmon, que abastece parte do Centro, Mangabinha, Zildolândia e bairros das zonas sul e leste de Itabuna. Um veículo Hyundai HB20 caiu no enorme buraco onde a adutora se rompeu.

De acordo com o gerente técnico da Emasa, João Bitencourt, a recuperação da rede foi uma manobra complexa, pois o trecho tem poço de visita da rede de esgoto, linha de cabos de fibra óptica e ainda uma rede subterrânea de gás da Bahiagás. Tudo isso torna o serviço mais delicado.

Ele explica que a regularização do abastecimento não pode ser feita de imediato, pois a Emasa opera com um sistema de manobras. O abastecimento vai retornar gradualmente e várias partes da cidade já voltaram a ter água nas torneiras. A Emasa trabalha hoje para acabar com esse sistema de manobras.

Um investimento de R$ 25 milhões vai eliminar as interrupções do fornecimento de água, com a ampliação do sistema e fim da necessidade de manobras. A entrega da obra está prevista para 2024. A partir daí, os bairros passarão a ser abastecidos permanentemente.

18:33  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm