Distrito tem energia solar permanente

A vida das mais de 100 famílias que vivem em Xique-xique, comunidade isolada de Remanso, na Bahia, passa a ter uma nova história. Com a chegada da energia elétrica de fonte limpa e renovável, os moradores passaram a ter acesso a eletricidade 24 horas por dia.

A Neoenergia Coelba concluiu a instalação de uma usina solar e da rede de distribuição que formam o sistema de microrrede. Esta é a primeira microrrede 100% sustentável do Brasil. Próxima ao Rio São Francisco, Xique-xique é uma comunidade isolada, a cerca de 20 quilômetros da zona urbana de Remanso, com 400 habitantes.

Eles vivem basicamente da agricultura familiar e da produção caseira de mel. “Foi a melhor coisa que aconteceu. Agora, temos geladeira, máquina de lavar e televisão que a gente pode usar a qualquer hora”, afirma Adriano Pereira dos Santos, morador da comunidade.

Além das 110 residências, o projeto da Neoenergia contemplou uma escola, um poço artesiano comunitário e uma associação de moradores. A energia é totalmente limpa, proveniente de uma usina solar com 616 painéis instalados, com capacidade de geração de 243 kWp.

O sistema garante um consumo médio de 80 kWh mensal para as residências. Há também um armazenamento por baterias de íon-lítio, com capacidade para garantir o fornecimento por 48 horas quando não houver radiação solar suficiente. Foram construídos 26 km de rede primárias e mais 9 km de rede secundária.

Ainda foram instalados 387 postes e 32 transformadores. O sistema de microrrede é uma solução alternativa para viabilizar o fornecimento de energia em comunidades isoladas, onde a expansão de redes de transmissão e distribuição pode ser complexa devido a condições geográficas, ambientais e estruturais.

“A Neoenergia investe no desenvolvimento dessa solução, que poderá beneficiar outras comunidades remotas do país, proporcionando desenvolvimento econômico e social para as famílias com o fornecimento de energia elétrica com qualidade, eficiência e sustentável”, afirma o diretor de Processos e Tecnologia Heron Fontana.

A operação da usina e a distribuição de energia são monitoradas pelo COI (Centro de Operações Integrados) e pelo CEGRI (Centro de Gerenciamento de Redes Inteligentes) da Neoenergia Coelba, localizados em Salvador. Para isso, foi instalada uma antena de satélite que garante o monitoramento.

19:44  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm