Carnaval de Salvador tem novidades

Com dez dias, mais de 2.600 horas de música e cerca de mil atrações, sendo mais de 600 nos circuitos oficiais e outras 400 espalhadas por dez bairros da capital, a maior festa de rua do planeta retorna após dois anos de hiato, devido à pandemia de Covid-19.

Com o tema "O Melhor Carnaval do Mundo Voltou", as atrações do Carnaval de Salvador 2023 foram apresentadas nesta terça-feira pelo prefeito Bruno Reis. Ele ressaltou a necessidade de valorizar ainda mais o Carnaval do centro da cidade, bem como de garantir um apoio mais efetivo às entidades carnavalescas.

"Queremos trazer de volta a juventude para as ruas, resgatar as origens e a força cultural do Carnaval. Temos novos produtos para fortalecer a festa. Também vamos dar destaque aos blocos afros, de índios e afoxés. Estamos fazendo investimentos expressivos para apoiar estas entidades", declarou Bruno Reis.

O público já terá uma prévia da festa neste final de semana, com o pré-Carnaval do Fuzuê, que levará 42 atrações no sábado, e do Furdunço, com 53 grupos e artistas no domingo. Juntos, os dois eventos vão reunir 95 atrações no Circuito Orlando Tapajós (Ondina/Barra), de graça.

Os eventos de pré-Carnaval contarão com grandes atrações, como Gerônimo Santana, BaianaSystem, Mudei de Nome, Escandurras, Danniel Vieira, Lincoln Sena, Tuca Fernandes e Armandinho, entre outras. Ele continua na outra terça-feira, com o Pipoco, arrastão sem cordas de Léo Santana, entre o Clube Espanhol e o Farol da Barra.

O primeiro trio oficial a desfilar no Circuito Dodô (Barra/Ondina) será o de Ivete Sangalo, abrindo o Carnaval em desfile inédito, a partir das 15h30. Antes acontece a entrega das chaves da cidade ao Rei Momo. A partir daí a capital baiana segue com a maior festa de rua do planeta.

A abertura do Carnaval de Salvador vai além do trio pipoca de Ivete. Na quinta, no Circuito Dodô, a folia será comandada por Saulo Fernandes, Claudia Leitte, Léo Santana, Lincoln Sena, Timbalada, Tatau, Parangolé, Wilsinho Kraychete, Araketu, Babado Novo, Chiclete, Lá Furia, A Dama, Pipoca do Cheiro e Afrocidade.

Outros que vão desfilar gratuitamente são Daniela Mercury, Psirico, Major Lazer, Márcia Castro, Patrulha do Samba, Carla Cristina e Banda DH8. O folião ainda vai contar com o Beco das Cores, torre eletrônica que fica na Rua Dias D'Avila, na Barra, e a Torre Eletrônica no Farol da Barra, ativada após a saída do último trio.

No Centro Histórico de Salvador serão mais de 10 pontos de festa. Além dos tradicionais trios no Circuito Osmar (Centro) e dos bloquinhos no Circuito Batatinha (Pelourinho), a Prefeitura organizou pontos estratégicos com muita música e diversidade, para garantir que o folião cole no trecho mais tradicional da folia.

Uma das iniciativas é o palco Axé Pelô, um espaço para valorizar esse ritmo que vai receber grandes artistas de diversas gerações, a exemplo de Ana Mametto, Davi Moraes, Wil Carvalho, Paulinho Boca, Sarajane, Guga Meira, Carla Cristina e muito mais, entre os dias 18 e 21 de fevereiro, a partir das 18h.

Após dois anos de intervalo, quem volta com tudo é o Palco Brisa. O espaço comemora o frescor da música baiana, no Espaço Cultural da Barroquinha, entre os dias 17 e 21, com nomes como Pedro Pondé, Skanibais, Yan Cloud, Young Piva, Nininha Problemática, Nêssa, Gibi e Sistema Pagotrap, Piboman e Felipe Barros.

O Largo do Santo Antônio Além do Carmo será palco para o Coreto das Orquestras, entre 18 e 21 de fevereiro. A Arena do Samba será erguida próxima ao monumento da Cruz Caída, na Praça da Sé. E a Arena Multicultural, que mistura reggae, hip-hop, rap e muito mais, será montada no Pelourinho.

Além dos palcos, o Circuito Osmar (Campo Grande) vai ser recheado de novidades. Uma delas é a Varanda da Folia, um novo palco montado entre os camarotes oficiais no Campo Grande, com shows e DJs nos intervalos dos trios. Para o circuito também foram selecionados artistas do Furdunço para abrir o Carnaval da sexta.

Também entre os dias 17 e 21 acontece o Pôr do Sol na Castro Alves. Um momento para apreciar a beleza da cidade, deslumbrar o pôr do sol e conferir grandes shows. A programação vai contar com artistas do naipe de Afrodisíaco, Os Gilson, Davi Moraes, Pitty e Paulinho Boca de Cantor.

Além de todas as iniciativas, o Circuito Osmar conta com programação especial de trios sem cordas, com Daniela Mercury, Mudei de Nome, Pagodart, Mambolada, Timbalada, Alinne Rosa, Claudia Leitte, Parangolé, Psirico, Xanddy Harmonia, Léo Santana, Gerônimo, Afrocidade, Targino Gondim e FitDance, entre outros.

Além dos palcos espalhados pelo Centro Histórico, os bairros da Liberdade, Boca do Rio, Pau da Lima, Itapuã, Cajazeiras, Plataforma e Periperi vão contar com programação musical. Além disso, o Rio Vermelho recebe o Palco Mix, com uma mistura de ritmos e artistas de peso, e Piatã conta com o tradicional Palco do Rock.

18:36  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm