Velório de Pelé tem atenção mundial

Começou nesta segunda-feira o velório de Pelé, o Rei do Futebol, falecido na quinta-feira aos 82 anos. O presidente da Fifa, Gianni Infantino, está em Santos e pediu a todas as federações que batizem um estádio em cada país com o nome do Rei do Futebol.

O caixão chegou ao estádio do Santos, a Vila Belmiro, carregado por Edinho, filho de Pelé, ao lado do ex-jogador Zé Roberto. Clubes do mundo inteiro enviaram coroa de flores para homenagear o maior atleta da história e clubes como o Real Madrid mandaram representante. O caixão ficará aberto para as despedidas.

Desde cedo a fila se espalhava em volta da Vila Belmiro, por onde vão passar autoridades de vários países, representantes de clube e jogadores, além das pessoas que mais amam Pelé, os torcedores. O velório vai durar 24 horas, com sepultamento nesta terça no Memorial Necrópole Ecumênica, que tem vista para o estádio.

Na carreira única, ele conquistou mais de 60 títulos e fez 1.364 gols até os 30 anos, quando se aposentou. Dois deles foram marcados em Ilhéus. Um em 1965, no jogo onde goleou o Bahia por 6x1 no estádio Mário Pessoa. O outro em 1967, com vitória do Santos por 3x1 contra um combinado da cidade.

Um detalhe interessante foi que todo mundo torceu pelo Santos por casua de Pelé, inclusive os ilheenses. O outro foi um acontecimento raro na vida do Rei. Incumbido de marcar o craque, o volante Manequinha não impediu nenhum gol, mas em certo momento deu um chapéu em Pelé. Entrou para a história.

Tricampeão pela seleção brasileira, bicampeão mundial de clubes e seis vezes brasileiro pelo Santos, Pelé ajudou a desenvolver o futebol nos Estados Unidos atuando e ensinando no Cosmos. Um vídeo mostra que todos os dribles, fintas, jogadas e mágicas de jogadores que vieram depois já tinham sido feitos por Pelé.

Porém, quis o destino que o gol mais bonito do Rei não fosse filmado. Pelé disparou do meio do campo num jogo do Santos contra a Juventus paulista. Quando recebeu a bola, deu quatro chapéus em sequência, o último no goleiro, fez duas embaixadinhas com a cabeça e terminou cabeceando para o gol. Isso era Pelé.

18:46  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm