Mutirão combate a dengue em Itabuna
A Secretaria de Saúde de Itabuna elaborou um cronograma de ações para reforçar o combate ao mosquito causador da dengue, chikungunya e zika vírus. Nesta sexta-feira, dia 13, a partir das 8 horas, será iniciado um mutirão nos bairros Mangabinha, Zildolândia, Fonseca e Pedro Jerônimo, além da Rua da Bananeira.
A ação contará com 172 agentes que farão visitas domiciliares para orientar os moradores sobre a forma de identificar e eliminar possíveis criadouros de larvas. Além disso, vão reforçar a orientação de como contribuir com o trabalho dos profissionais e na redução dos casos de arboviroses no município.
O trabalho de campo incluirá ainda o bloqueio de focos com inseticida, em casas onde houver suspeita de casos da dengue, atingindo um raio de 300 metros. "Com isso, se existir focos do mosquito serão eliminados," explica a chefe do Programa de Endemias, Lucimar Santos.
Ela afirma que os mutirões continuarão todas as sextas-feiras, de acordo com o cronograma criado para os bairros. “É preciso que todos participem dessa luta que é de todos nós”, reforça. Lucimar aproveitou para alertar que pessoas com sintomas da dengue devem procurar a unidade de saúde de seu bairro.
Ela explica que é por meio das notificações pós-consultas que a Vigilância em Saúde sabe onde há maior incidência de criadouros, para que possa combater os mais críticos. Lucimar diz que o município já começa a finalizar as visitas aos imóveis fechados ou abandonados.
São muitas residências nestas condições, e ela faz um apelo aos proprietários, para que visitem esses imóveis a fim de descartar qualquer vasilhame que possa acumular água. "Esse período de chuvas e sol em Itabuna é propício para a proliferação do mosquito", lembra.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
