Mutirão combate a dengue em Itabuna

A equipe de combate a endemias de Itabuna promoveu, nesta sexta-feira 13, um mutirão contra o mosquito Aedes aegypti nos bairros Bananeira, Mangabinha, Zildolândia, Fonseca e Pedro Jerônimo. A ação contou com a participação de 172 agentes de Combate às Endemias.

Pelo cronograma de ações contra dengue, chikungunya e zica vírus, os agentes farão visitas domiciliares para orientar os moradores sobre como eliminar criadouros de larva com a limpeza constante de quintais, remoção de vasilhames sem tampa e fechando bem as caixas d’água e reservatórios.

O trabalho inclui ainda o bloqueio focal com inseticida, nas casas onde haja suspeita de casos de dengue em um raio de até 300 metros. A chefe de Endemias, Lucimar Santos, diz que os mutirões serão executados toda sexta-feira, com a lista de bairros divulgada semanalmente.

Lucimar alerta que dengue e chikungunya têm sintomas e sinais parecidos. Enquanto a dengue se destaca pelas dores no corpo, a chikungunya por dores e inchaço nas articulações. Já o zika vírus se manifesta por uma febre mais baixa, muitas manchas na pele e coceira no corpo.

“As pessoas que apresentarem sintomas devem procurar as unidades de saúde de seu bairro. Por meio das notificações, no pós-consulta, a Vigilância da Saúde vai saber onde existe maior incidência de casos das arboviroses, além de possíveis criadouros, sendo possível a borrifação focal de inseticida".

A coordenadora diz ainda que o município já começa a finalizar as visitas a imóveis fechados ou abandonados. São muitas residências nestas condições. Por isso, ela faz um apelo aos donos de imóveis nestas condições para que facilitem a visita de Agentes de Combate às Endemias.

19:31  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm