Lavagem do Bonfim volta após 2 anos

Depois de dois anos em sere realizada, a Lavagem do Bonfim voltou a agitar Salvador, com milhares de pessoas nas ruas. O ex-prefeito de Salvador ACM Neto participou e destacou que o tradicional cortejo simboliza a força da união da população, independentemente de posições políticas.

"Principalmente em um momento como esse no Brasil, a Bahia pode dar essa lição maravilhosa de união do seu povo, independentemente de política. O povo está aqui de uma maneira harmônica, todos movidos pela fé. E é exatamente isso que nos traz hoje para participar dessa caminhada".

ACM Neto contou que sempre acompanhou o cortejo e comemorou a retomada da festa. "Eu não venho aqui como político, eu venho como cidadão. Eu estou aqui porque eu sempre estive aqui. Essa é a festa que me dá alegria. Estou muito feliz de poder voltar a participar do Bonfim".

Em sua primeira participação na Lavagem do Bonfim como governador, Jerônimo Souza esteve no Ato Ecumênico, na manhã desta quinta-feira, próximo à Basílica da Conceição da Praia, de onde saiu com o cortejo até a Colina Sagrada do Bonfim ao lado de outras autoridades.

A festividade em homenagem ao Senhor do Bonfim é uma das manifestações populares mais emblemáticas de Salvador e volta a acontecer no seu formato tradicional, depois de dois anos de restrições devido à pandemia de Covid-2019. Antes acompanhando outros, ele "estreou" como governandor na festa.

"A emoção hoje é muito forte. E ontem eu já estava emocionado, pois fizemos a procissão marítima que trouxe a imagem do Senhor do Bonfim que aqui está. E estamos pedindo a Deus força e muita fé para que a gente possa enfrentar problemas estratégicos para o Brasil e para a Bahia".

A festa reúne fiéis, baianos e turistas, há pelo menos dois séculos, numa profissão de fé ao Senhor do Bonfim, e conta com a presença de entidades que misturam o profano ao religioso, como bandas de percussão, sopro, samba, afoxé, instrumental e outras expressões artísticas.

A chegada do cortejo à Basílica do Bonfim dá seguimento à festa, com a lavagem do adro e das escadarias de acesso à igreja pelas baianas. A festa se estende até domingo, com celebrações festivas, iniciando às 5h com Alvorada e celebração da Santa Missa.

19:02  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm