Itabuna procura por não recenseados

A Prefeitura de Itabuna está preocupada com a quantidade de pessoas que ainda não foram recenseadas por não receber a equipe do IBGE. Por isso ela está convocando quem ainda não foi recenseado até um estande que será instalado na Praça Adami a partir de segunda-feira.

Ele vai funcionar das 8 à 17 horas, com funcionários municipais encaminhando essas pessoas para responder ao Censo 2022. Quem não quer dar as informações ao pesquisador pode apenas dizer o nome e pegar uma senha para responder ao questionário online, no site do IBGE.

O importante é que todos sejam recenseados, para evitar que Itabuna perca verbas e tenha seus repasses diminuídos, porque eles são baseados na população. Hoje, por exemplo, a cidade passou a ficar atrás de Ilhéus pela primeira vez em décadas. Sua população é estimada em 214 mil, mas só 185 mil foram recenseados.

O secretário de Governo, José Alberto Lima Filho, lembra que “é com base nos dados estatísticos do Censo que são elaboradas as políticas públicas. Os resultados também têm influência direta no valor dos repasses do FPM e do ICMS, o que reflete na manutenção da cidade e nos futuros investimentos em favor da população”.

Além do estande, agentes comunitários de Saúde e Endemias vão acompanhar os técnicos do IBGE nos condomínios residenciais para facilitar o acesso, que tem sido negado pelos moradores. Esta recusa de algumas pessoas em receber os recenseadores causa prejuízos para toda a sociedade.

“Diferentemente do que muitas pessoas pensam, a pesquisa do IBGE não tem relação com atualização cadastral para o recebimento de benefícios do Governo Federal, nem vinculação com o pagamento de impostos. É uma participação cidadã, pois a pessoa contribui para que benefícios sejam destinados à população”, diz Lima Filho.

Nesta sexta-feira, o Coordenador Censitário do IBGE, Marcos Breno Almeida (foto), informou que o órgão colocou à disposição de quem ainda não respondeu ao questionário o telefone 137, para fazer o agendamento. O Censo tem previsão de ser concluído até o dia 20 deste mês.

18:48  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm