Itabuna faz balanço da Operação Sossego

A Prefeitura de Itabuna fez um balanço da Operação Sossego em 2022. O trabalho vis a reeducação dos bares, restaurantes, casas noturnas, festas e residências que usam aparelhos de som de forma abusiva, explica o secretário de Segurança e Ordem Pública Humberto Mattos.

Em 2021, a equipe abrordou 330 domicílios, 109 estabelecimentos comerciais, encerrou cinco festas e apreendeu 38 equipamentos. No semestre passado, foram apreendidas 50 aparelhagens, com devolução de 30, depois de pagamento de multa e taxa de guarda em depósitos.

Ao todo foram recebidas 610 denúncias pelos canais da Prefeitura e da PM, além de 20 por meio do Ministério Público. Os bairros com maior número de queixas e reincidências foram Santo Antônio, Pontalzinho, São Pedro, Pedro Jerônimo, Jorge Amado, Ferradas e Nova Ferradas.

Hoje bares, restaurantes, eventos públicos e privados, inclusive igrejas, não podem ameaçar a paz, o sossego e a tranquilidade dos cidadãos. Segundo Mattos, “todas as pessoas que fazem uso de equipamentos sonoros devem apresentar o Alvará de Sonoridade, uma autorização para uso”.

O Alvará de Sonoridade foi regulamentado por meio do Decreto Municipal nº 14.480, de 13 de junho de 2022, publicado no Diário Oficial do Município, depois de a Câmara de Vereadores votar projeto de lei dando autonomia à SESOP. Sua validade é de um ano.

“Com o Alvará teremos maior controle das ações ao receber uma denúncia. Isto porque vamos ao local da ocorrência já sabendo o tipo de equipamento utilizado. E, caso seja constatada alguma divergência, todo material será apreendido e o alvará cassado”, explica Mattos. A OS atende pelo número 153.

1:03  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm