Itabuna credencia para merenda PNAE

A Secretaria de Educação de Itabuna vai credenciar agricultores que tiverem interesse em fornecer produtos para a merenda escolar. As sessões públicas acontecem nos dias 7 e 8 de fevereiro, entre 9 e 14 horas, no Departamento de Licitação, na Avenida Aziz Maron.

Por lei, 30% dos recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar para a compra de alimentos devem ser direcionados para a agricultura familiar. A técnica do PNAE Elionai Ramos explica que, para participar, basta ser agricultor no município e fornecer alimentos.

Outro critério é fazer parte de grupos formais, como associações e cooperativas. No momento, a Prefeitura trabalha com duas associações fornecendo produtos para a merenda escolar. "É importante lembrar que não há um limite de agricultores e se todos os grupos estiverem aptos serão habilitados", diz Elionai.

A abertura da sessão pública será no dia 8 de fevereiro, com a análise da documentação dos agricultores ou associações, com a presença de nutricionistas e técnicos do PNAE. Segundo a lei, é necessário fornecer frutas, legumes e hortaliças toda semana. O uso de açúcar é proibido nas creches e o suco é adoçado com frutas.

“Em Itabuna, começamos a Chamada Pública, em 2010, tendo sido observado um desenvolvimento dos agricultores que se organizaram. O objetivo de fortalecer a atividade do homem do campo foi atingido”, avaliou Elionai Santana.

Ela destaca que é notória a melhora na qualidade da merenda escolar fornecida aos estudantes. “Em 2022 oferecemos uma merenda de excelência, com o apoio da Prefeitura. A cada Resolução melhoramos ainda mais. É sempre importante lembrar que aluno com fome não aprende”, finalizou a técnica local do PNAE.

18:59  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm