Chesf diz que respeitou procedimento

A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco, a Chesf, emitiu nota dizendo que vai apresentar sua defesa contra a ação aberta pelo Governo do Estado, demonstrando que a operação realizada no Reservatório da Usina da Pedra foi correta e necessária, considerando as intensas chuvas ocorridas nos dias 24 e 25 de dezembro.

A Chesf também vai recorrer de uma decisão judicial contra ela, provando que a operação obedeceu os procedimentos de segurança, reduzindo as consequências das chuvas. "Sem a operação correta do reservatório, a vazão da barragem teria chegado a 4.500 metros cúbicos por segundo," explica.

Este volume é muito superior ao praticado depois que a Chesf abriu as comportas para evitar que a represa transbordasse. Caso isso ocorresse, diz a empresa, os impactos seriam ainda maiores para a população. A manobra conteve a vazão dentro de um limite menos prejudicial.

A abertura das comportas aumentou a vazão progressivamente até cerca de 3 mil m³/h no dia 25, o que causou a inundação de boa parte de Ipiaú, Jequié, Ubaitaba e Aurelino Leal. O Estado quer que a empresa monte um fundo de R$ 100 milhões para pagar pelos prejuízos.

19:02  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm