Caranguejo está com captura proibida

O Inema inicia na Bahia, neste domingo, o combate à pesca predatória do Caranguejo-uçá durante a andada deste ano, também conhecida como período de defeso. É o tempo que os machos e fêmeas precisam para sair de suas tocas para o acasalamento, andando pelo manguezal para liberar os ovos.

Nesta fase, eles ficam muito expostos à captura predatória. A andada pode ocorrer de novembro a março, com picos em janeiro, e geralmente se inicia um dia após a lua cheia ou nova, prolongando-se por até seis dias. Para proteger os caranguejos, haverá fiscalização nos portos, mangues, cabanas e feiras livres de várias cidades.

O objetivo é coibir a captura, armazenamento e venda da espécie no período da andada. Barreiras de fiscalização serão instaladas ao longo do litoral baiano para impedir o transporte e comercialização irregular do caranguejo nas estradas. Além disso, haverá educação ambiental nas comunidades marisqueiras.

Neste ano a fiscalização acontecerá entre os dias 22 e 27 de janeiro, 21 a 26 de fevereiro e 22 a 27 de março. Em caso de flagrante, quem não apresentar a declaração de estoque registrada no Ministério da Agricultura terá o material apreendido e estará sujeito a multa de R$ 500 por caranguejo.

Para denunciar crimes ambientais, basta acionar o Disque Denúncia do Inema, pelo número 08000 71 1400. Em caso de necessidade, a denúncia também pode ser realizada anonimamente.

18:26  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm