Bolsonaro desmente narrativa do PT

O presidente Jair Bolsonaro rebateu a naqrrativa do governante Luiz Inácio, do PT, sobre um suposto descaso com populações indígenas. O petista tinha culpado o patriota pelo alegado “abandono” dos indígenas e criou um factoide decretando emergência na saúde do território.

O presidente Bolsonaro classificou as afirmações como “mais uma farsa da esquerda” e publicou um texto do Ministério da Saúde, de 20 de dezembro, com um balanço geral das inúmeras ações da pasta em comunidades indígenas, que ele visitou várias vezes, como a Ianomami, na foto.

“Os cuidados com a saúde indígena foram uma das prioridades do governo federal. De 2019 a novembro de 2022, o Ministério da Saúde prestou mais de 53 milhões de atendimentos de atenção básica aos povos tradicionais, conforme dados do Subsistema de Atenção à Saúde Indígena do SUS, o SasiSUS.”

O balanço do Ministério mostra que foi elaborado um plano de contingência nacional, durante a pandemia da covid, para os povos indígenas, que atendeu os 34 distritos sanitários especiais indígenas. Com isso, foram abertas 1.700 vagas no quadro de profissionais exclusivamente para a saúde indígena.

O texto cita ainda a adoção do protocolo sanitário de entrada em territórios indígenas e 20 ações de saúde, entre 2020 e 2022, nas quais foram feitos mais de 60 mil atendimentos, incluindo consultas com clínicos gerais e especialistas, em regiões onde residem mais de 450 mil indígenas.

Entre as regiões atendidas, o Ministério da Saúde cita o Alto Rio Negro, Vale do Javari, Leste de Roraima, Yanomami, Amapá e Norte do Pará, Xavante, Araguaia, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Alto Rio Juruá, Kayapo do Pará, Guama Tocantins e Alto Rio Solimões.

17:13  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm