Ação conscientiza sobre arboviroses

Os Agentes de Combate às Endemias de Itabuna promoveram, nesta quinta, uma divulgação no Jardim do Ó, no centro. A ação educativa teve como objetivo alertar a população para o combate ao mosquito Aedes aegypti, que transmite dengue, chikungunya e zika vírus.

A atividade tambébuscou chamar a atenção sobre os mutirões que vêm sendo feitos, toda sexta-feira, em áreas agendadas. Amanhã, por exemplo, os 172 agentes vão ao Alto Maron, com inicio às 7 horas, depois aos bairros de Fátima, Califórnia e Nova Califórnia, com visita domiciliar e trabalho educativo.

Os agentes usam as visitas para orientar os moradores a identificar e eliminar criadouros de larvas do mosquito. Além disso, pedem que denunciem possíveis focos no bairro. A chefe de Endemias, Lucimar Santos, diz que as famílias são parceiras no combate ao Aedes, recebendo os agnetes e permitindo a fiscalização.

Os mutirões começaram em dezembro pelo São Caetano. Na semana passada, o trabalho foi realizado nos bairros Mangabinha, Pedro Jerônimo, Fonseca e na Rua da Bananeira. Lucimar adianta que os mutirões vão continuar nas sextas-feiras em novas áreas, seguindo o cronograma da Vigilância em Saúde.

Ela alerta as pessoas que apresentarem sintomas da dengue ou outras arboviroses a procurar a unidade de saúde de seu bairro. "As notificações pós-consultas servem para o controle de casos e de focos do mosquito. Com base nesses dados, direcionamos ações específicas”.

19:43  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm