Vacinação anti-aftosa vai até sábado

Termina no próximo sábado a segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa em todo o país. A declaração da vacinação pelo produtor, no entanto, pode ser feita até o dia 24. Cerca de 161 milhões de animais devem ser imunizados até o fim da semana.

O prazo foi prorrogado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento após solicitação de alguns estados, que só agora tiveram lotes de vacina liberados. A ampliação do prazo foi definida para evitar transtornos ao produtor e prejuízos à cobertura vacinal, explica o diretor de Saúde Animal, Geraldo Moraes.

No caso da Bahia e do Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Sergipe, São Paulo, Tocantins e Distrito Federal, a vacinação é para bovinos e bubalinos de todas as idades. Nos outros ela é feita em animais de até 24 meses.

Os produtores devem comprovar a vacinação na Adab, no caso da Bahia, ou no órgão de defesa sanitária de cada estado. A declaração da vacina pode ser entregue de forma online ou presencial, nos postos designados pelo serviço veterinário estadual.

As vacinas devem ser compradas em revendas autorizadas e mantidas entre 2°C e 8°C, desde a aquisição até o momento de uso, incluindo o transporte na fazenda. Devem ser usadas agulhas novas para aplicação da dose de 2 ml na tábua do pescoço de cada animal, preferindo as horas mais frescas do dia.

17:21  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm