Rio sobe 5 metros e assombra Itabuna

O fantasma da enchente de 2021 está de volta, com o Rio Cachoeira subindo mais de 5 metros nas últimas 24 horas. A Prefeitura de Itabuna interditou a Ponte Miguel Calmon na manhã desta sexta-feira e desviou o trânsito para as pontes Calixto Midlej Filho, que é mais alta, e Lacerda, que pode ser coberta pela água.

A Defesa Civil alertou as famílias que moram nas margerns do rio e já prestou assistência a cinco famílias que tiveram que sair de casa. Áreas como o Jardim do Ó e a cabeceira da ponte do São Caetano foram alagadas, assim como as avenidas Ilhéus, Manoel Chaves e J.S. Pinheiro.

Mais de 20 bairros sofreram com alagamentos, com a situação pior no Maria Matos, Nova Itabuna e Ferradas, além do prolongamento da Beira-Rio no bairro Conceição, que já foi invadido pelas águas. A loja do Atacadão fechou, depois que a ponte da BR-415 foi encoberta pelo rio. Uma árvore caiu na pista no Jardim das Acácias.

Num período de 24 horas foram registrados cerca de 100 milimetros de chuva em Itabuna e cidades vizinhas. O volume deve diminuir mas continua preocupante, com 30 milimetros esperados para esta sexta e sábado. As equipes da limpeza continuam desobstruindo bueiros e canais, mas o maior problema é o volume de água.

“Estamos visitando locais que apresentam recorrentes alagamentos. Já limpamos bueiros nesses locais, mas estamos refazendo o trabalho porque, devido ao grande volume de água, a sujeira das ruas é levada de novo, como é o caso do Jardim Primavera e do centro da cidade”, explica o diretor Franklin dos Santos.

A Prefeitura de Itabuna segue monitorando todos os pontos afetados pelas chuvas e disponibilizou sete pontos de abrigo: Colégio Ciso, Colégio Caic, Escolas Lourival Oliveira, Florípedes Menezes, João Mangabinha e São Paulo da Cruz, além da Creche Raimundo Jerônimo.

A Rota Transportes suspendeu a linha Itabuna - Ilhéus na sexta-feira, até que a situação seja normalizada, com as pontes da BR-415 novamente livre do alagamento.

21:10  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm