Pastagens podem virar área de cacau

Existem mais de 20 mil quilômetros quadrados de pastagens com potencial para implantação de Sistemas Agroflorestais (SAFs) com cacau no Sul da Bahia. É o que aponta um levantamento coordenado pelo Instituto Arapyaú e CocoaAction Brasil em parceria com a Promotoria Ambiental do Ministério Público da Bahia.

O número representa 84% das pastagens no território, que incluiu 83 municípios. As cidades com as maiores áreas de pasto viáveis para SAFs com cacau ficam principalmente em municípios como Itamaraju, Guaratinga, Itanhém, Ibicuí e Potiraguá.

O objetivo do levantamento é orientar políticas públicas, investimentos e pesquisas para a recuperação de áreas degradadas. “Esse mapeamento evidencia o potencial que existe para fomentar a restauração produtiva com SAFs e revitalizar a Mata Atlântica”, aponta Ricardo Gomes, do Instituto Arapyaú.

O levantamento utilizou como base o mapeamento de qualidade das pastagens em 2020, produzido pelo Laboratório de Processamento de Imagens e Geoprocessamento da Universidade Federal de Goiás. Foram então consideradas características como declividade, solos, balanço hídrico e áreas protegidas.

“Esse estudo é fruto de um trabalho multidisciplinar de um grupo de pesquisadores e profissionais de instituições com longo histórico de atuação na região, tais como UESC, CIC, UFSB e CEPLAC, que trazem o conhecimento sobre as condições de cultivo”, pontua Marisa Gesteira, coordenadora do levantamento.

18:13  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm